Edulaica


LAICIDADE DO ESTADO E SECULARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

Para certos sociólogos, o processo de secularização é mais abrangente do que a laicização do Estado – o processo de secularização da Sociedade abrangeria o da laicização do Estado. Para outros, todavia, há uma relativa independência entre esses processos, de modo que a laicização do Estado pode ir mais longe do que a secularização da sociedade, ou o contrário. Esta página optou pela distinção entre esses dois processos.

Há países que mantêm estreita relação com uma sociedade religiosa, havendo mesmo religião de Estado, mas que a sociedade é bastante secularizada, como a Grã-Bretanha e a Dinamarca. Outros, por sua vez, têm Estado laico numa sociedade com instituições permeadas pelo sagrado, como os Estados Unidos e a Índia. Outros, ainda, ocupam posições intermediárias e transitivas. Na Argélia e na Turquia, o Estado laico sofre fortes pressões para fundir-se com o Islamismo dominante na sociedade e assumir as prescrições corânicas para o corpo político. No Brasil e na Itália, a secularização da sociedade avança enquanto a laicidade do Estado está freada.

 

LEIA MAIS:
GLASNER, Peter, “Secularização”, in William Outhwaite e Tom Bottomore, Dicionário do Pensamento Sociológico, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1996.
MARRAMAO, Giacomo, Céu e Terra – genealogia da secularização, São Paulo, Editora da Unesp, 1997.
PIERUCCI, Antônio Flávio, “Secularização em Max Weber – da contemporânea serventia de voltarmos a acessar aquele velho sentido”, in Revista Brasileira de Ciencias Sociais (São Paulo), no. 37, junho 1998.

« Voltar








BUSCAR:

CURTA:

COMPARTILHE: